PLANO DE ENSINO
METODOLOGIA CIENTIFICA 2016/2
Curso de
Pedagogia
60 horas
Prof. Dr. Antônio Eustáquio de Moura
Ementa
1 - Metodologia Científica I – esfera 1 (60 h)
A universidade como
espaço da produção do conhecimento. Organização da vida de estudo na universidade.
Metodologia de estudo (trabalho em grupo, esquema, fichamento, resumo,
apontamentos, revisões de conteúdo). A importância do estudo e da leitura para
a formação acadêmica. Tipos de conhecimento (filosófico, religioso, científico,
senso comum). Trabalhos acadêmicos (resumo, resenha, monografia, seminário).
Procedimentos para elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo
com a ABNT.
Objetivos
- iniciar
as alunas e os alunos no conhecimento e uso da Metodologia Científica nas atividades
escolares;
-
oferecer subsídios para um melhor aproveitamento nos estudos e êxito escolar;
-
orientar para o planejamento e a elaboração de pesquisa cientifica e trabalhos
científicos;
- oferecer subsidio para o
levantamento de bibliografia e informações em bibliotecas, arquivos, internet
etc.
- conhecimento e uso das Normas
da ABNT na redação de trabalhos acadêmicos.
Formas de Avaliação
Prova
escrita individual, com consulta;
Trabalhos
individuais e em grupo.
Metodologia
Aulas
expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show.;
-
Exibição e debate de filmes sobre pesquisa cientifica:,
- Uso de
biblioteca, internet, cd-rom para levantamento de dados para trabalhos
científicos;
-
Trabalhos de alunos individuais e em grupo.
Observação
Durante o
curso será feita recuperação para as alunas e alunos que apresentarem
dificuldade de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
Conteúdo Programático
Sondagem
dos conhecimentos dos alunos e alunas;
Conceito
de Método, Metodologia, Metodologia Cientifica; Importância da Metodologia
Cientifica na universidade e na vida profissional de um(a) educador(a);
Trabalho
em Grupo: conceito de cooperação, debate prós e contras do trabalho em grupo,
funcionamento de um Grupo de Estudo, passos do trabalho em Grupo;
Trabalho
em Grupo: realização de pesquisa bibliográfica sobre O que é Pedagogia, áreas
de estudo, principais cursos no Brasil e em Mato Grosso, atividades exercidas
por um(a) pedagogo(a), mercado de trabalho e suas potencialidades, salários da
profissão;
Trabalho
em Grupo: realização de pesquisa bibliográfica sobre O que é o Seminário Interdisciplinar do curso de
Pedagogia, importância, como pode ser
apresentado, como é avaliado, papel do(a) orientador(a), analise de textos
apresentados pelos grupos dos semestre anteriores;
Pesquisa
Bibliográfica: importância, sequência de uma pesquisa bibliográfica, como
selecionar textos sobre um assunto;
Pesquisa
em Biblioteca: tipos de terminais, estrutura da Biblioteca Central da UNEMAT,
visita guiada à Biblioteca. Pratica de
localização e seleção de livros;
Pesquisa
na Internet: sites de busca, como refinar uma pesquisa de textos na Internet;
Leitura:
tipos, Leitura de Estudo, importância, passos de uma leitura de estudo;
Sublinhamento:
importância, passos do sublinhamento de um texto;
Esquema:
importância, sequência da esquematização de um texto;
Resumo:
tipos; Resumo de Estudo (de conteúdo), importância de um resumo de estudo, sequência
da elaboração de um resumo de Conteúdo de um texto;
Referência
Bibliográfica: importância, Norma Brasileira 6.023/2003 da ABNT, pratica de
elaboração de referências bibliográficas;
Tipos de
conhecimento (filosófico, religioso, científico, senso comum);
Ciência, conceitos,
subdivisões, ambiguidades dos resultados da ciência e da tecnologia, necessidade
de controle social e político da ciência e da tecnologia;
Trabalhos
acadêmicos (resumo, resenha, monografia, seminário). Procedimentos para
elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com a ABNT; NBR
14.724/2011 Trabalhos Acadêmicos;
Elaboração de Notas
de Texto, usos, pratica de elaboração de Notas de Texto;
Citações:
conceitos, tipos, importância, pratica de elaboração de citações; uso da NBR
10.520/2002. Citações;
Pesquisa: tipos,
sequência de uma pesquisa cientifica;
A universidade como
espaço da produção do conhecimento
Metodologia de Ensino a serem
utilizadas
- Aulas
expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show.
-
Exibição e debate de filmes sobre pesquisa cientifica: “Giordano Bruno”,
Galileu: A batalha pelo céu, “A História das Coisas”;
- Uso de
biblioteca, internet, cd-rom para levantamento de dados para trabalhos
científicos;
-
Trabalhos de alunas/os individuais e em grupo.
Formas de Avaliação
Prova
escrita individual, com e sem consulta;
Trabalhos
individuais e em grupo.
F – Bibliografia Básica
ARANHA,
Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. Introdução à Filosofia. 2. ed. rev. atual. São Paulo:
Moderna, 1994.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências Bibliográficas: NBR 6.023.
Rio de Janeiro, 2002.
___________
Citações em documentos – Apresentação: NBR
10.520. Rio de Janeiro, 2002.
__________
. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. NBR14.724, Rio de Janeiro,
2011.
CARVALHO, Maria Cecília M de (Org.) Construindo o saber: Metodologia
Científica Fundamentos e Técnicas. 6.ed. Campinas: Papirus, 1997.
FURASTÉ,
Pedro Augusto. Normas Técnicas para o
Trabalho Cientifico: Elaboração e Formatação. 14.ed ampl. Porto Alegre:
s/n, 2006.
GALLIANO, A Guilherme. O Método Cientifico. São Paulo: Harbra, 1986.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.
______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.
4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva
Maria. Técnicas de Pesquisa. 2. ed.
ver. ampl. São Paulo: Atlas, 1990.
______ . Metodologia
do Trabalho Científico. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
______ . Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
RUDIO,
Franz Victor. Introdução ao projeto de
pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Blogger
de Metodologia Cientifica do prof. Antonio Moura/UNEMAT, campus de Cáceres
Bibliografia Complementar
GIL,
Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de
Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
POZZEBON,
Paulo Moacir Godoy (Org.). Mínima
Metodológica. Campinas:Alínea, 2004.
SALOMON,
Délcio Vieira. Como Fazer Uma Monografia.
3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho
Científico. 19.ed. São Paulo: Cortez,1993.
FILMES
Galileu, Galilei
Giordano Bruno
História das Coisas
Cáceres, 10 outubro
2016
Prof. Dr. Antônio
Eustáquio de Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário