sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Plano de ensino de Metodologia Cientifica da 1ª esfera (1º semestre} do Curso de Pedagogia da UNEMAT/campus Jane Vanini, Cáceres

PLANO DE ENSINO METODOLOGIA CIENTIFICA 2016/2
Curso de Pedagogia
60 horas
Prof. Dr.  Antônio Eustáquio de Moura
Ementa
1 - Metodologia Científica I – esfera 1 (60 h)
A universidade como espaço da produção do conhecimento. Organização da vida de estudo na universidade. Metodologia de estudo (trabalho em grupo, esquema, fichamento, resumo, apontamentos, revisões de conteúdo). A importância do estudo e da leitura para a formação acadêmica. Tipos de conhecimento (filosófico, religioso, científico, senso comum). Trabalhos acadêmicos (resumo, resenha, monografia, seminário). Procedimentos para elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com a ABNT.

Objetivos
- iniciar as alunas e os alunos no conhecimento e uso da Metodologia Científica nas atividades escolares;
- oferecer subsídios para um melhor aproveitamento nos estudos e êxito escolar;
- orientar para o planejamento e a elaboração de pesquisa cientifica e trabalhos científicos;
- oferecer subsidio para o levantamento de bibliografia e informações em bibliotecas, arquivos, internet etc.
- conhecimento e uso das Normas da ABNT na redação de trabalhos acadêmicos.

Formas de Avaliação
Prova escrita individual, com  consulta;
Trabalhos individuais e em grupo.

Metodologia
Aulas expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show.;
- Exibição e debate de filmes sobre pesquisa cientifica:,
- Uso de biblioteca, internet, cd-rom para levantamento de dados para trabalhos científicos;
- Trabalhos de alunos individuais e em grupo.

Observação
Durante o curso será feita recuperação para as alunas e alunos que apresentarem dificuldade de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.

Conteúdo Programático
Sondagem dos conhecimentos dos alunos e alunas;

Conceito de Método, Metodologia, Metodologia Cientifica; Importância da Metodologia Cientifica na universidade e na vida profissional de um(a) educador(a);

Trabalho em Grupo: conceito de cooperação, debate prós e contras do trabalho em grupo, funcionamento de um Grupo de Estudo, passos do trabalho em Grupo;

Trabalho em Grupo: realização de pesquisa bibliográfica sobre O que é Pedagogia, áreas de estudo, principais cursos no Brasil e em Mato Grosso, atividades exercidas por um(a) pedagogo(a), mercado de trabalho e suas potencialidades, salários da profissão;

Trabalho em Grupo: realização de pesquisa bibliográfica sobre O que é  o Seminário Interdisciplinar do curso de Pedagogia,  importância, como pode ser apresentado, como é avaliado, papel do(a) orientador(a), analise de textos apresentados pelos grupos dos semestre anteriores;

Pesquisa Bibliográfica: importância, sequência de uma pesquisa bibliográfica, como selecionar textos sobre um assunto;

Pesquisa em Biblioteca: tipos de terminais, estrutura da Biblioteca Central da UNEMAT, visita guiada à Biblioteca.  Pratica de localização e seleção de livros;

Pesquisa na Internet: sites de busca, como refinar uma pesquisa de textos na Internet;

Leitura: tipos, Leitura de Estudo, importância, passos de uma leitura de estudo;

Sublinhamento: importância, passos do sublinhamento de um texto;

Esquema: importância, sequência da esquematização de um texto;

Resumo: tipos; Resumo de Estudo (de conteúdo), importância de um resumo de estudo, sequência da elaboração de um resumo de Conteúdo de um texto;

Referência Bibliográfica: importância, Norma Brasileira 6.023/2003 da ABNT, pratica de elaboração de referências bibliográficas;

Tipos de conhecimento (filosófico, religioso, científico, senso comum);

Ciência, conceitos, subdivisões, ambiguidades dos resultados da ciência e da tecnologia, necessidade de controle social e político da ciência e da tecnologia;

Trabalhos acadêmicos (resumo, resenha, monografia, seminário). Procedimentos para elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com a ABNT; NBR 14.724/2011 Trabalhos Acadêmicos;

Elaboração de Notas de Texto, usos, pratica de elaboração de Notas de Texto;

Citações: conceitos, tipos, importância, pratica de elaboração de citações; uso da NBR 10.520/2002. Citações;

Pesquisa: tipos, sequência de uma pesquisa cientifica;

A universidade como espaço da produção do conhecimento

Metodologia de Ensino a serem utilizadas
- Aulas expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show.
- Exibição e debate de filmes sobre pesquisa cientifica: “Giordano Bruno”, Galileu: A batalha pelo céu, “A História das Coisas”;
- Uso de biblioteca, internet, cd-rom para levantamento de dados para trabalhos científicos;
- Trabalhos de alunas/os individuais e em grupo.

Formas de Avaliação
Prova escrita individual, com e sem consulta;
Trabalhos individuais e em grupo.

F – Bibliografia Básica

ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. Introdução à Filosofia. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1994.

 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências Bibliográficas: NBR 6.023. Rio de Janeiro, 2002.

___________  Citações em documentos – Apresentação: NBR 10.520. Rio de Janeiro, 2002.

__________ . Trabalhos Acadêmicos -  Apresentação. NBR14.724, Rio de Janeiro, 2011.

 CARVALHO, Maria Cecília M de (Org.) Construindo o saber: Metodologia Científica Fundamentos e Técnicas. 6.ed. Campinas: Papirus, 1997.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Cientifico: Elaboração e Formatação. 14.ed ampl. Porto Alegre: s/n, 2006.

 GALLIANO, A Guilherme. O Método Cientifico. São Paulo: Harbra, 1986.

 GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 2. ed. ver. ampl. São Paulo: Atlas, 1990.

 ______ . Metodologia do Trabalho Científico. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

 ______ . Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

 RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Blogger de Metodologia Cientifica do prof. Antonio Moura/UNEMAT, campus de Cáceres


Bibliografia Complementar

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.

POZZEBON, Paulo Moacir Godoy (Org.). Mínima Metodológica. Campinas:Alínea, 2004.

SALOMON, Délcio Vieira. Como Fazer Uma Monografia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 19.ed. São Paulo: Cortez,1993.


FILMES


Galileu, Galilei
Giordano Bruno
História das Coisas

Cáceres, 10 outubro 2016

Prof. Dr. Antônio Eustáquio de Moura


Nenhum comentário:

Postar um comentário