sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Plano de ensino da Disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação 1 (2ª esfera) , 2º semestre do curso de Pedagogia da UNEMAT/campus Jane Vanini, Cáceres, MT

PLANO DE ENSINO  METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 1 
Curso de Pedagogia -  esfera 2                       2016/2
Carga horária  - 60 h              
Professor Dr. Antônio Eustáquio de Moura

EMENTA
Conceitos e tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, descritiva, estudo de caso, participante, etnográfica, bibliográfica, pesquisa ação, dentre outras. Instrumentos de coleta de dados (entrevista, questionário, grupo focal, observação, inquérito, dentre outros). Procedimentos de análise de dados (analise de conteúdo, analise estatística, analise de discurso). Elaboração de pré-projeto de pesquisa (ensaio). Ética na pesquisa. Procedimentos para elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – (artigo cientifico, ensaio, dentre outros).

Objetivos
- iniciar as alunas e os alunos na pesquisa cientifica:
-tipos de pesquisa.
- escolha e delimitação do objeto de pesquisa,
- amostragem
- planejamento, execução, preparo e análise de dados,
- divulgação (relatório de pesquisa, artigo cientifico, resumo, resumo expandido);
- ética na pesquisa

- conhecimento e elaboração de técnicas de coleta de dados; pré-teste.
- conhecimento e uso das Normas da ABNT na redação de trabalhos acadêmicos.

Formas de Avaliação
Prova escrita individual, com consulta;
Trabalhos individuais e em grupo.
Seminário Interdisciplinar

Metodologia
Aulas expositivas e /ou dialogadas com uso de quadro negro, data show.;
- Exibição e debate de filmes sobre pesquisa cientifica:
- Uso de biblioteca, internet, cd-rom para levantamento de dados para trabalhos científicos;
- analise e elaboração de projetos de pesquisa;
- elaboração de instrumentos de coleta de dados
- analise de pesquisas realizadas para a elaboração de trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia
- Elaboração de trabalhos individuais e em grupo.
- Seminários.

Observação
Durante o curso será feita recuperação para as alunas e alunos que apresentarem dificuldade de aprendizagem dos conteúdos trabalhados.

Conteúdo Programático
Sondagem dos conhecimentos das alunas(os) referentes aos conteúdos da disciplina Metodologia Cientifica cursada na 1ª esfera;
Pesquisa cientifica, suas características,
Tipos de pesquisa cientifica
Escolha e delimitação do objeto de pesquisa
Planejamento da pesquisa, elaboração de projeto de pesquisa
Técnicas de coleta de dados, elaboração de instrumentos de coleta de dados
Pré-teste
Amostragem, tipos de amostras, representatividade da amostra
Preparação e análise dos dados obtidos na pesquisa
Divulgação (relatório de pesquisa, artigo cientifico, resumo, resumo expandido, banner . entre outros);
Ética na pesquisa
Conhecimento e uso das Normas da ABNT na redação de trabalhos acadêmicos.

Revisão dos conteúdos de Metodologia Cientifica
Referência Bibliográfica: importância, Norma Brasileira 6.023/2003 da ABNT, pratica de elaboração de referências bibliográficas.
Tipos de conhecimento (filosófico, religioso, científico, senso comum).
Trabalhos acadêmicos (resumo, resenha, monografia, seminário). Procedimentos para elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com a ABNT.
Elaboração de Notas de Texto, usos, pratica de elaboração de Notas de Texto.
Citações: conceitos, tipos, importância, pratica de elaboração de citações.

Bibliografia Básica

 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências Bibliográficas: NBR 6.023. Rio de Janeiro, 2002.

___________  Citações em documentos – Apresentação: NBR 10.520. Rio de Janeiro, 2002.

__________ . Trabalhos Acadêmicos -  Apresentação. NBR14724, Rio de Janeiro, 2002

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Cientifico: Elaboração e Formatação. 14.ed ampl. Porto Alegre: s/n, 2006.

 GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 2. ed. ver. ampl. São Paulo: Atlas, 1990.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional.  9.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LUDGE, Menga. Pesquisa em educação:  abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.


Bibliografia Complementar

ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. Introdução à Filosofia. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 1994.

POZZEBON, Paulo Moacir Godoy (Org.). Mínima Metodológica. Campinas: Alínea, 2004.

SALOMON, Délcio Vieira. Como Fazer Uma Monografia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 19.ed. São Paulo: Cortez,1993.


Blogger de Metodologia Cientifica do prof. Antônio Moura/UNEMAT


Filmes


Cobaias
E a vida continua
Kinsey: vamos falar de sexo


Cáceres, 21 outubro de 2016

Prof. Dr. Antônio Eustáquio de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário