PESQUISA
Texto elaborado pelo prof. Antônio
Eustáquio de Moura
UNEMAT – Campus de Cáceres
Maio de 2006
Versão preliminar –
circulação controlada apenas para alunos
(as) do prof. Moura
Conceitos
-
É a busca de soluções para problemas práticos ou
teóricos
A pesquisa pode ser realizada por
todos os tipos de pessoas, não apenas por cientistas ou outros tipos de pessoas
devidamente capacitadas para executar pesquisas.
Todas as pessoas podem fazer
pesquisa para resolver problemas, mas nem todas as pesquisas são científicas.
Tipos de pesquisa
Comum
Cientifica
De
aprendizagem
Pesquisa comum
É a realizada sem a utilização do
metodo cientifico, se propoem a encontrar respostas para problemas,
principalmente de ordem prática, mas não tem um caráter explicativo.
Exemplos
o agricultor que testa sementes que ganhou;
inseticidas naturais que aprendeu a fazer.
a dona de casa que faz
levantamento de preços nos supermercados
o estudante ou o professor que
fazem levantamento de preços de material de informática
O conhecimento popular, o
etnoconhecimento obtido através de centenas ou milhares de anos que os
seres humanos obtiveram pela pesquisa comum, realizada através de observação da
natureza e dos fenômenos naturais, e através de tentativas (erros e acertos),
tiveram e ainda têm importante papel para a humanidade. Durante milhões de anos foi a maior fonte de
conhecimentos que permitiram os seres humanos sobreviver e ocupar quase todo o
globo terrestre.
Atualmente existe um grande
desenvolvimento da pesquisa dos conhecimentos de diferentes grupos étnico(
Etnoconhecimento) espalhados pelo Globo terrestre. ( etnobotânica,
etnoecologia, etnoagricultura, etnoastronomia etc.).
Pesquisa de aprendizagem
É a realizada com o objetivo principal de
capacitar, de treinar as pessoas para a realização de pesquisa cientifica,
normalmente não visa a busca de novos conhecimentos e repete pesquisas e
procedimentos de pesquisa já realizados por outras pessoas.
Exemplo: pesquisas realizadas por alunos nas universidades e
cursos técnicos. Capacitação de agricultores para realização de pesquisa em
suas propriedades.
Pesquisa Cientifica
-
Processo formal e sistemático de busca de resposta para
problemas, previamente definidos, mediante o emprego de procedimentos
científicos. ( GIL, 1994, p.43)
“[...] é a realização concreta de uma investigação planejada,
desenvolvida, e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela
ciência” (RUIZ, 2002, p.48).
Marconi e Lakatos afirmam
baseando no Webster’s International Dictionary,
que “pesquisar não é apenas procurar pela verdade, é encontrar respostas para
questões propostas, utilizando métodos científicos” (1990, p.15). Deste modo destacam o caráter explicativo da
pesquisa científica.
É a procura de informações necessárias para o conhecimento
de objetos, pessoas, fenômenos predeterminados ou solucionar problema proposto,
utilizando um método rigoroso e critico.
A pesquisa cientifica não é de natureza mecânica, pois requer imaginação criadora e iniciativa
individual. Ela não é uma atividade
feita ao acaso, porque se submete a procedimentos previamente escolhidos.
Na pesquisa cientifica utilizamos o Método Científico
De acordo com Ruiz, o método cientifico é“ [...] um instrumento utilizado pela ciência na
sondagem da realidade, mas um
instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os
problemas científicos são formulados e as hipóteses cientificas são examinadas”.
(1986, p.32). Sua aplicação varia de
acordo com o objeto da Ciência. (1986, p.32 – 33)
Características do Conhecimento Cientifico –
-
transcende os fatos, pois não busca apenas a descrever
ou explicar os fatos pesquisados, mas também busca descobrir a relação com
outros fatos e explicá-la.
-
É analítico, ou seja, divide o todo em partes, para descobrir
e analisar sua estrutura e funcionamento e a interligação de suas partes.
Posteriormente trata de sintetizar os resultados reconstruindo o todo.
-
Exemplo – analise dos componentes de uma planta
medicinal, e da ação de cada componentes separados e depois juntos.
-
Requer exatidão e clareza. Busca controle de erros, clareza nos
conceitos. Se submete à prova da experiência e da verificação
-
É comunicável, ou seja, deve ser divulgada através de
artigos científicos, comunicação cientifica, relatórios de pesquisa etc.
-
É verificável, ou seja, para ser válido deve passar
pela prova da experiência ou da demonstração (experimentação).
-
Depende de investigação metódica, pois o processo de
pesquisa segue etapas, normas e técnicas, que obedecem a um método preestabelecido.
-
É planejado, de forma que deve ser previamente
planejado antes de ser iniciado.
-
Busca e aplica leis (é sistemático), pois busca inserir os fatos isolados em normas gerais
(leis). Busca fazer generalizações,
através der traços comuns entre os fatos.
-
É explicativo.
Busca explicar os por quês das
coisas observadas. Busca encontrar as causas dos fatos, suas relações internas
e suas relações com outros fatos.
-
Pode fazer predições, baseado nas informações sobre os
fatos e do relacionamento do mesmo com os seres e fenômenos.
-
É aberto e mutável, pois depende das condições de sua
época – conhecimentos, instrumentos de investigação etc. - que mudam com o
transcorrer do tempo. (revoluções cientificas, mudanças de paradigmas).
-
É útil pois proporciona aos seres humanos conhecimentos
para dominar a natureza e de sobreviver.
Citar problemas
Conhecimento cientifico
e dominação
Conhecimentos cientifico
e as guerras
Necessidade de uma Ética na pesquisa
Necessidade de controle social da pesquisa
PASSOS (FLUXOGRAMA) DA PESQUISA CIENTIFICA
1 – Fase de preparação
escolha do tema
delimitação do problema
revisão de literatura
documentação bibliográfica
critica da documentação
construção de esquemas teóricos
2 – Fases de construção do Plano (projeto de pesquisa)
objetivos da pesquisa
definição do problema de pesquisa
construção das hipóteses
justificativa
fundamentação teórica
definição de conceitos e escolha de variáveis
metodologia de coleta de dados
preparação do instrumental de coleta de dados
definição da população
ou amostra a ser pesquisada
cronograma de ações
orçamento
3 – Fases de execução da pesquisa
estudo piloto (ou pré-teste)
treinamento da equipe de trabalho
coleta de dados
preparação dos dados para analise
analise de dados
avaliação de hipóteses
4 – Fase de construção e apresentação dos resultados de
pesquisa
construção do relatório
redação preliminar
redação final
divulgação
COMO FORMULAR UM PROBLEMA ?
Fonte
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed.
São Paulo: Atlas, 1993. p.26 – 34.
Problema – é uma questão não resolvida e que é objeto de
discussão em qualquer domínio de conhecimento. p.26.
- Nem todo problema
é cientifico. Existe “problema
de engenharia”, pois se refere a como fazer algo de maneira eficiente. Existe “problema de valor” que indagam
se uma coisa e boa ou não, desejável ou não, se deve ou não deve ser feita.
Problema cientifico
“ [...] problema
é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como
testáveis [...]” p.27.
-
Problema de natureza científica - indagam como são as
coisas, suas causas e conseqüências e são testáveis, ou seja, passíveis de
verificação empírica.
Aspectos do problema de pesquisa p.29 –33.
1 - o problema de pesquisa deve ser formulado na
forma de uma pergunta;
2 – deve ser claro e preciso;
-
deve ser formulado com conceitos bem definidos
-
um artificio útil é definir os conceitos
operacionalmente, ou seja, na forma em que o fenômeno [ou objeto] é medido.
3 – deve ser empírico;
-
deve se referir a fatos empíricos e não a percepções
pessoais.
4 – deve ser suscetível de solução;
-
ser possível se coletar dados para a sua solução
5 – deve ser delimitado a uma dimensão viável;
-
não deve ser demasiadamente amplo, deve ter uma delimitação.
COMO CONSTRUIR HIPÓTESES ?
Fonte
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.
3.ed. São Paulo: Atlas, 1993. p.35 – 44.
Conceito p.35.
-
É uma solução possível do problema
-
É uma expressão verbal suscetível de ser considerada
falsa ou verdadeira.
Como podem ser
as hipóteses ? p. 35 - 39.
-
afirmam que determinado fato, pessoa, ou objeto tem determinada característica
-
referem-se a freqüência de determinado acontecimento;
-
estabelecem relação de associação entre variáveis;
-
estabelecem relação de dependência entre duas ou mais
variáveis
Como chegar a uma hipótese? P.39.
-
Ter experiência
na área
-
[Ter algum conhecimento inicial sobre o assunto a ser
pesquisado]
Principais fontes de Hipóteses p.40 – 41.
-
Observação de fatos relacionados ao tema da pesquisa
-
Resultados de outras pesquisas
-
Teorias
-
intuição
Características de uma hipóteses aplicável p.41 - 43
-
ser conceitualmente clara. Conceitos relacionados a mesma ser bem
definidos
-
ser especifica, não ser muito ampla
. no caso de ser muito ampla,
dividir a hipótese em sub- hipótese;
-
Ter referencias empíricas (Ter condições de ser
testada)
-
Ser simples,
(parcimoniosa), não ser complexa.
-
ser relacionada com as técnicas de coletas de dados
disponíveis;
-
estar relacionada a uma teoria (quando não é dificulta
a generalização)
Bibliografia
GALLIANO, A Guilherme. O Método Cientifico: Teoria e Prática.
São Paulo: Harbra, 1986.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1993. .
_____ . Métodos e Técnicas de
Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MARCONI, Marina de Andrade;
LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa.
2.ed.ver.ampl. São Paulo: Atlas, 1990.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia para
eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
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