domingo, 28 de outubro de 2012


Pesquisa Tradicional (modelo clássico de pesquisa) X Modelos Alternativos de Pesquisa

 (Pesquisa Participante, Pesquisa Ação).

  
A pesquisa cientifica independentemente de ser no modelo tradicional ou modelos alternativos pode ser definida da seguinte forma

Pesquisa cientifica é “[...] o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método cientifico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (GIL, 1994, p.43).

Características do Modelo Clássico de Pesquisa
1 – O pesquisador planeja, executa e divulga a pesquisa.  A população é apenas “objeto passivo” da pesquisa.

1- Neutralidade

Pesquisadores devem ter uma atitude de neutralidade em relação ao fenômeno pesquisa

2- Ser neutra, apolítica e descomprometida;

3- Não envolvimento com a população, pessoas e os fatos pesquisados;

4 – Objetividade –   Controle das perempções, senso comum, ideologias. Os resultados da pesquisa devem se basear nos dados empíricos obtidos na mesma.

5 – Propõem o estudo dos fenômenos sociais da mesma forma utilizada pelas ciências naturais.

Etapas do Método Clássico de Pesquisa

De acordo com Gil a pesquisa [modelo clássico] envolve grandes etapas: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório (1994, p.50).

Cada uma destas etapas é dividida em outras mais específicas:

            Fase de preparação da pesquisa/ elaboração do projeto de pesquisa

            - escolha e delimitação do tema (objeto) da pesquisa;

            - levantamento de dados básicos sobre o tema (objeto da pesquisa);

            - formulação do problema de pesquisa (perguntas norteadoras);

            - construção das hipóteses e/ou definição dos objetivos da pesquisa;

            - definição dos termos;

            - escolha das variáveis;

            - delimitação da pesquisa;

            - definição do universo da pesquisa e/ou amostra

            - seleção e elaboração dos métodos e técnicas de pesquisa;

            - teste (pré-teste) dos instrumentos e procedimentos de pesquisa;

            Fase de execução da pesquisa

- coleta de dados;

            - preparação dos dados para a analise;

            - analise e interpretação dos resultados;

            - conclusões (julgamento das hipóteses caso existam);

 

            Redação dos resultados da pesquisa/divulgação dos resultados

- redação da versão preliminar de relatório de pesquisa, artigos e/ou comunicação cientificas, painéis etc.;

- correção dos materiais;

- elaboração de versões finais;

- divulgação/apresentação

 
   

           

Modelos Alternativos de Pesquisa Científica (Pesquisa Participante, Pesquisa Ação).

 Principais características dos Métodos Alternativos de Pesquisa Científica

1-      População pesquisada ou moradora na localidade onde a pesquisa é realizada é “sujeito” ativo da pesquisa e não apenas “objeto da pesquisa” ou mera observadora da mesma.

2-      Envolvimento dos pesquisadores, dos pesquisados e/ou informantes (depoentes) no processo de pesquisa;

3-      População ou representantes da população pesquisada ou do local onde é realizada a pesquisa participam ativamente da pesquisa;

4-      Realização de seminário e/ou ação escolhida e planejada juntamente com a comunidade ou população do local onde a pesquisa é realizada.

5-      Caracteriza-se pela interação entre os pesquisadores e os membros das situações pesquisadas;

6-      É comprometida com a minimização da relação entre dirigentes e dirigidos;

7-      É voltada, sobretudo, para investigação junto à grupos desfavorecidos, tais como os constituídos por operários, camponeses, indígenas, favelados e moradores de periferias;

8-      Envolve posições valorativas, sobretudo do humanismo cristão e de certas concepções marxistas.

9-      Realiza ações que resultam a conscientização da comunidade sobre seus problemas.

 

Fluxograma (passos, etapas) dos Métodos Alternativos de Pesquisa.

De acordo com Gil (1993, p.126 e 132) é difícil determinar com precisão as etapas da Pesquisa Ação e da Pesquisa Participante.

Podemos representar as principais etapas destes tipos de pesquisa:

1-      Fase de estudos preliminares do local e/ou população objeto da pesquisa ou onde será realizada a pesquisa; 2 - Fase de montagem da pesquisa juntamente com a população que será objeto da pesquisa ou da região onde a pesquisa será realizada ou representantes da mesma; 3 – realização de seminário com a participação de pessoas significativas da população local, pesquisadores e especialistas convidados para discussão e aprovação das diretrizes da pesquisa (PA); 4 – coleta de dados; 5 - discussão, em Grupos de Estudo, dos resultados da pesquisa (PP); 6 – escolha de ações para solucionar problema considerado importante pela comunidade (PA); 7 – execução da ação planejada (P A); 8 – divulgação dos resultados da pesquisa (P P e PA).

Criticas ao Método Tradicional de Pesquisa

1 – Apenas os dados coletados não possibilitam chegar a evidências imediatas, para isto é necessário o auxilio de elementos subjetivos ou da ação consciente do pesquisador;

2 – A objetividade é difícil de ser obtida.  Todo conhecimento do mundo é afetado pelas predisposições do pesquisador;

3 - O pesquisador faz parte da sociedade possui valores, concepções etc. que influenciam na sua prática;

A neutralidade é uma postura farsante, por ingenuidade, ou por esperteza. O engajado comete – logicamente – suas barbaridades, mas é pior ainda cometê-las ingenuamente ou espertamente. O serviço instrumental subserviente da ciência é seu pior engajamento, sobretudo para uma atividade que se apregoa superior ao senso comum, capaz de avaliar tudo [...]” (DEMO, 1989, p.83).

“[...] A ciência tende fortemente a ser instrumentalista, sobretudo na linha da produção tecnológica, desligando-se de discutir os fins [...] este desligamento é artificial, ingênuo ou esperto, e, sobretudo estratégico para o sistema, que sempre prefere o cientista competente nos meios e isento nos fins” (DEMO, 1989, p.83).

 

 Criticas aos Métodos Alternativos de Pesquisa (segundo DEMO, 1989, p.83 – 85).

1 - A teoria não pode ser subjugada pela prática, pois esta sozinha não é critério exclusivo de verdade;

2 – Se desconhece o fato formal da realidade e da atividade cientifica que precisa de método, de sistematização, de rigor lógico, de competência formal, que nenhum ativismo substitui;

3 – Risco de desistir do uso da lógica e do método, da teoria e da reflexão e cair no ativismo fanático, fechado e pequeno.

“[...] a titulo de colocar o intelectual a serviço da comunidade, o reduzem a mero codificador da identidade cultural local, como se a comunidade sempre tivesse razão, ou se o saber especializado já não tivesse qualquer relevância” (DEMO, 1989, p.83 - 84).


Considerações finais

Segundo Pedro Demo

- deve-se buscar um equilíbrio critico e autocritico entre condições objetivas e subjetivas;

- qualidade formal e politica devem estar no mesmo patamar de relevância, bem como a teoria e a prática “(DEMO, 1989, p.84).

 

Também deve-se

- deve-se sempre levar em consideração o uso e o destino dos conhecimentos produzidos.  Serve para que? Para quem.

- Utilizar, mesmo no Método de Pesquisa Clássico, alguns encaminhamentos importantes dos Metodos Alternativos, por exemplo:

- sempre que possível informar a população pesquisada ou do local da pesquisa, os objetivos da pesquisa; os resultados finais da pesquisa.

- buscar realizar pesquisas que tenham alguma utilidade social e não apenas utilidades acadêmicas.

 

Referencias Bibliográficas

 

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em ciências sociais. 2. ed.rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1989.

 

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3.ed. SãoPaulo: Atlas, 1993.

 

___ . Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário