RESUMO::
A TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA
GIDDENS, Anthony.
Sociologia. Porto Alegre: Artemed, 2010
O desenvolvimento da
impressão e o advento da “cultura do livro” foi um dos causadores de avanços na
concepção moderna de educação. (4008)
A distribuição em massa de
livros, jornais e outros recursos impressos foi um aspecto característico da
evolução da sociedade industrial, quanto foram as maquinas e as fabricas
Alguns autores falam que
estamos tendo uma “revolução em sala de aula”, causada pelo uso crescente de
computadores e das tecnologias de multimídia na educação.(408)
[Questiona-se, PERGUNTAS]
(p.408)
1 – será que a internet, o
CD-ROM e o vídeo irão substituir o livro
didático?
2- será que as escolas
continuarão existindo com o mesmo formato [e funcionamento] ?
3 – as novas tecnologias
acabarão enfraquecendo e
transformando o currículo atual?
[Posição do autor] (p.408)
Poucas duvidas restam em
relação ao fato de que os computadores ampliaram as oportunidades na educação
. oferecem as crianças a
chance de trabalharem de forma
independente
. pesquisarem tópicos de
acordo com recursos line.on-
.
de utilizarem softwares educacionais que permitam a elas progredirem em seus
[próprio] ritmo
[QUESTIONAMENTOS DO AUTOR] (p.408)
NO ENTANTO, a visão (ou
pesadelo ) de salas de aula com crianças que aprendem exclusivamente através de
computadores individuais , ainda não se transformaram em realidade.[ “sala de
aulas sem paredes”].
PORQUE {justificativa dessa posição dele] (p.408)
1 – Por uma simples razão,
não existem computadores suficientes nas escolas ou nas casas
– A maioria dos lares não tem um computador
– Nas escolas que possuem muitos recursos, os
computadores não são suficientes e tem de ter programa de revejamento para que
tenham horário para utilizarem os computadores
– Nas escolas com poucos recursos [computadores]
os alunos passam apenas alguns minutos
por semana diante do computador, ou tem aulas de tecnologia de informação em
pequenos grupos.
2 – A maior parte dos
professores ainda não vê [e utilizam] os computadores como suplemento para as
aulas tradicionais e não como instrumento para substituí-los . (p.408)
´. Os alunos pode utilizar os computadores para
concluírem tarefas que estejam dentro do currículo padrão.
São poucos os educadores que
encontram nas tecnologias de informação um meio capaz de substituir o
aprendizado e a interação com
professores humanos.
O desafio para os
professores é aprender a integrar as novas tecnologias de informação às aulas
de uma forma significativa e sensata em termos educacionais. (p.408)
elaborado em 04 dez 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário