quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RESUMO:: A TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA , Texto de GIDDENS

RESUMO:: A  TECNOLOGIA DENTRO DA SALA DE AULA
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artemed, 2010

O desenvolvimento da impressão e o advento da “cultura do livro” foi um dos causadores de avanços na concepção moderna  de educação.  (4008)

A distribuição em massa de livros, jornais e outros recursos impressos foi um aspecto característico da evolução da sociedade industrial, quanto foram as maquinas e as fabricas
Alguns autores falam que estamos tendo uma “revolução em sala de aula”, causada pelo uso crescente de computadores e das tecnologias de multimídia na educação.(408)

[Questiona-se,   PERGUNTAS]   (p.408)
1 – será que a internet, o CD-ROM  e o vídeo irão substituir o livro didático?
2- será que as escolas continuarão existindo com o mesmo formato [e funcionamento] ?
3 – as novas tecnologias acabarão enfraquecendo  e transformando  o currículo atual?

[Posição do autor]   (p.408)
Poucas duvidas restam em relação ao fato de que os computadores ampliaram as oportunidades na educação
. oferecem as crianças a chance  de trabalharem de forma independente
. pesquisarem tópicos de acordo com recursos line.on-
.  de utilizarem softwares educacionais que permitam a elas progredirem em seus [próprio] ritmo

[QUESTIONAMENTOS DO AUTOR]      (p.408)          
NO ENTANTO, a visão (ou pesadelo ) de salas de aula com crianças que aprendem exclusivamente através de computadores individuais , ainda não se transformaram em realidade.[ “sala de aulas sem paredes”].


PORQUE  {justificativa dessa posição dele]     (p.408)          
1 – Por uma simples razão, não existem computadores suficientes nas escolas ou nas casas
 – A maioria dos lares não tem um computador
 – Nas escolas que possuem muitos recursos, os computadores não são suficientes e tem de ter programa de revejamento para que tenham horário para utilizarem os computadores
 – Nas escolas com poucos recursos [computadores] os alunos  passam apenas alguns minutos por semana diante do computador, ou tem aulas de tecnologia de informação em pequenos grupos.

2 – A maior parte dos professores ainda não vê [e utilizam] os computadores como suplemento para as aulas tradicionais e não como instrumento para substituí-los .              (p.408)
´.  Os alunos pode utilizar os computadores para concluírem tarefas que estejam dentro do currículo padrão.
São poucos os educadores que encontram nas tecnologias de informação um meio capaz de substituir o aprendizado  e a interação com professores humanos.


O desafio para os professores é aprender a integrar as novas tecnologias de informação às aulas de uma forma significativa e sensata em termos educacionais.      (p.408)

elaborado em 04 dez 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário