APONTAMENTOS (ANOTAÇÕES, DOCUMENTAÇÃO)
Texto de circulação restrita
Texto elaborado pelo prof. Ms
Antônio Eustáquio de Moura (atualmente
Dr.)
UNEMAT/Campus de Cáceres
Março de 2006 (reescrito em setembro 2012)
Conceito - É o
conjunto de anotações (lembretes, resumos, esquemas, anotações de aulas e
palestras etc.) e matérias (fotocópias, fotografias, artigos, desenhos,
gráficos, textos) sobre um tema de nosso interesse, que utilizamos para
facilitar o acesso à dados sobre assuntos que julgamos importante (objeto de
trabalhos acadêmicos, pesquisa. Monografia, tese etc.)
É o acervo de textos, anotações e apontamentos referentes
a um ou diversos assuntos de interesse de quem o elaborou.
Alguns autores denominam os apontamentos de fichamento,
mas este termo não é adequado porque parece vincular as anotações apenas as fichas,
que são apenas uma das possibilidades de material para se escrever os
apontamentos.
Observações
- Elaboramos apontamentos porque a nossa memória é falha e
limitada e não consegue guardar todos os assuntos de nosso interesse
(falibilidade da memória).
- Não fazemos apontamentos de tudo o que estudamos, lemos
ou escutamos, mas apenas de assuntos que são úteis para a nossa vida estudantil
ou profissional.
- O apontamento é algo pessoal do indivíduo sendo
elaborado de acordo com a sua própria conveniência e gosto.
Importância
-
Facilita o acesso de dados para preparo de seminários,
palestras, apresentações de variados tipos, elaboração de textos etc.
-
serve para tirar duvidas sobre determinados assuntos
-
facilita as revisões
das matérias
-
subsidia a memória que é limitada
-
ajuda no aproveitamento do estudo
Formas de elaboração de apontamentos:
-
sublinhamento
-
esquema
-
resumo
-
resenha
Tipos de Documentação
As denominações dos apontamentos
variam de autor a autor.
Para Galliano os tipos de
apontamentos são: documentação bibliográfica, documentação temática,
documentação geral.
De acordo com Ruiz, os tipos de apontamentos são
Fichário Bibliográfico, Fichário de Sínteses Pessoais, Fichário de
Documentação.
Segundo Marconi e Lakatos, os tipos de apontamentos
são: Ficha Bibliográfica, Ficha Comentário ou analítica, Ficha Resumo, Ficha de
Esboço, Ficha de Citações.
Sugestões de
apontamentos (anotações)
Bibliografia sobre um
assunto
Indicações
do conteúdo de um texto
Resumos
do texto, palestra, seminário, aula
(resumo de estudo, resumo de conteúdo)
Conjunto
de conteúdos importantes sobre um assunto (também denominado de Resumo de
Conteúdo, Resumo de Estudo)
Resumo
Critico do Texto
Documentação
Geral
Observação
O tipo de apontamento a ser
elaborado, depende do tipo e importância do texto (os) e dos objetivos de quem
elabora o apontamento.
Não é necessário seguir as
propostas dos autores acima relacionados,basta elaborar os seguintes tipos de
apontamentos:
1 - Bibliografia sobre um assunto – é formada por um conjunto de
referências bibliográficas de textos sobre um assunto, acompanhadas de
indicações para a localização de cada um deles (local onde se encontram
numeração de referencia que tem nas bibliotecas e arquivos onde se localizam).
2 – Indicações do conteúdo de um texto - é formada pelo esquema ou
um índice minucioso do texto, indicando os assuntos importantes do mesmo é as
páginas onde se encontram no texto. Devemos colocar indicações para a
localização do texto (local onde se encontra; numeração de referencia que tem
nas bibliotecas e arquivos onde se localizam) e também a referencia
bibliográfica do mesmo.
3 – Resumos do texto, palestra,
seminário, aula (resumo de estudo, resumo
de conteúdo) - é formado por
anotações contendo as informações centrais, os dados mais importantes,
criticas, comentários, comparações, adendos.
É feito individualmente por texto, palestra, seminário etc.
Observações-
No caso de resumo de texto deve-se
indicar a localização no texto das partes resumidas, também, deve haver uma
diferenciação do conteúdo do texto, do conteúdo que anexamos ao resumo
(criticas, comparações, adendos). Devemos colocar indicações para a localização
do texto (local onde se encontra; numeração de referencia que tem nas
bibliotecas e arquivos onde se localizam) e também a referencia bibliográfica
do mesmo.
No caso de palestra, seminário
devemos colocar informações sobre o mesmo (data e local de realização, nome dos
palestrantes etc.)
4 – Conjunto de conteúdos importantes sobre um assunto è formado
por um conjunto de informações (dados na forma de resumo ou esquema) sobre um
assunto, obtidos em diferentes obras, materiais, autores. Difere do resumo de texto, palestra, seminário
porque em um mesmo apontamento podemos colocar dados de diferentes obras,
autores, fontes.
]
Observações
Cada dados, informação etc. deve
ser acompanhada da referencia da fonte (livro, revista, jornal, palestra etc.),
localização no texto (página), bem como da forma de localização do material.
5 – Resumo Critico do Texto
É um tipo especial de
apontamento, utilizado, por exemplo, no curso de Letras, Filosofia, onde além
de se colocar de forma resumida os pontos importantes do texto, é feito uma
analise da forma como o autor desenvolveu o texto, analise critica do conteúdo
do texto, comparação do texto com outros textos que tratam do assunto abordado
pelo texto em estudo.
De modo geral é feito por pessoas
com mais conhecimento da temática abordada no texto
É semelhante à Ficha de Comentário ou
Analítica preconizada por Marconi e Lakatos ou da Resenha Critica
6 – Documentação Geral
É um conjunto de diferentes tipos de apontamentos sobre um
assunto (lembretes, resumos, esquemas, anotações de aulas e palestras etc.) e
matérias (fotocópias, fotografias, artigos, desenhos, gráficos, textos),
guardados em caixa, fichário, pasta etc.
Observações
Devemos colocar indicações para a
localização do texto (local onde se encontra; numeração de referencia que tem nas
bibliotecas e arquivos onde se localizam) e também a referencia bibliográfica
do mesmo.
No caso de palestra, seminário
devemos colocar informações sobre o mesmo (data e local de realização, nome dos
palestrantes etc.)
Os gráficos, recortes de jornais
e revistas, fotos, gravuras etc., devem ser acompanhados da referencia
bibliográfica dos textos de onde foram retirados, bem como a localização dos
mesmos (página) no referidos textos
Como elaborar apontamentos
-
definição de objetivos
-
primeira leitura
-
tirar dúvidas
-
Segunda leitura
-
Sublinhamento do texto, se possível
-
Fazer as anotações
-
Utilizando nossas próprias palavras e Citações
-
Trechos do próprio texto (cuidados ao utilizar este
material)
Evitar copiar
longos trechos do texto
Locais onde elaboramos apontamentos:
-
no próprio texto (sublinhamento e anotações)
-
- fichas
-
caderno
-
folhas soltas
-
caderno de campo
-
em caixas, arquivos, pastas (documentação geral)
em computador,
notebook
na Internet
Características ideais de um apontamento:
-
Voltado para os objetivos propostos
- Se
preciso e não dar margem a dúvidas
- Possuir
dados que permitam localizar as fontes
Cabeçalho,
referência bibliográfica
Dados
de localização da obra (local, numerações)
- folhas ou fichas organizadas e numeradas
- ter
espaçamento entre os tópicos (ser “arejado”)
- ter cabeçalho (titulo) bem
definido
-
- Aspectos gráficos
destacar títulos e subtítulos
ter margens
Espaçamento entre os tópicos
Bibliografia
GALLIANO, A Guilherme. A
Documentação Pessoal In:___ O Método
Cientifico: Teoria e Prática. São Paulo: Harbra, 1986. p. 98 – 104.
MARCONI, Marina de Andrade;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo, 2003. p. 48 – 67.
MOURA, Antônio Eustaquio. Anotações
para Iniciação em Metodologia Científica. Cáceres, 2006. digitado.
RUIZ, João Alvaro. Metodologia Científica: Guia para a
eficiência nos estudos. 5. ed.São Paulo: Atlas, 2002. p.67 – 73.
Nenhum comentário:
Postar um comentário