terça-feira, 13 de novembro de 2012

TÉCNICAS DE PESQUISA (DE COLETA DE DADOS)


TÉCNICAS DE PESQUISA (DE COLETA DE DADOS)

Resumo elaborado pelo Prof. Antônio Eustáquio de Moura, Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus de Cáceres.


Tipos de Técnicas de Pesquisa

- Pesquisa em documentos (Pesquisa Documental)

- Pesquisa em bibliografia (Pesquisa Bibliográfica)

- Entrevista

- Observação

- Questionário

 Formulário

 História de Vida

- Análise de Conteúdo

- Técnicas Mercadológicas

- Medições físicas, químicas e biológicas.


1-Pesquisa em documentos (pesquisa documental)

É a coleta de dados em materiais escritos ou não escritos, constituindo o que se denomina fontes primarias. Fontes primarias são constituídas de materiais escritos ou não produzidos diretamente da fonte.            174


Exemplo de documentos:

documentos escritos - atas, boletins de ocorrência, fichas médicas, documentos jurídicos; documentos oficiais; correspondências, diários, fontes estatísticas.

documentos não escritos - objetos, gravuras, mapas, filmes e gravações não editados, maquinas e maquinários.


Locais onde se encontram documentos (Fontes de documentação) -  arquivos policiais, médicos, escolares; arquivos públicos, arquivos de empresas, arquivos pessoais, cartórios, museus.




Vantagens

Permite a realização de pesquisa sobre fatos do passado


Limitações

Pode haver documentos com dados inexatos, distorcidos ou errados

Possibilidade de falsificação de documentos

Não saber as circunstancias em que foram produzidos


Cuidados no uso de documentos

Buscar conhecer a origem do documento e a condições que foram produzidos

Testar a validade e a fidedignidade das informações



2-Levantamento de dados em bibliografia (Pesquisa Bibliográfica)

É a realizada em fontes secundárias, abrange todos os materiais tomados públicos em relação a um tema de estudo desde publicações escritas (artigos de jornais, de revistas, livros) até meios de comunicação orais (filmes, CDs, DVDs, discos).                      183


Tipos de fontes bibliográficas

- imprensa escrita - jornais, revistas;

- meios audiovisuais — programas de radio e TV, DVDs; CDs;

- material cartográfico — mapas, gráficos.

- publicações — livros, teses, monografias.


Observação — diversos livros e autores de Metodologia não fazem a separação entre documentos e bibliografia, considerando tudo como bibliografia.


Vantagens

Permite a realização de pesquisa sem precisar deslocamentos para o local pesquisado

É relativamente mais barata que as outras técnicas de coleta de dado

Acesso a bibliografias ficou mais fácil com a digitalização de bibliografias


Limitações

Pode haver bibliografias com dados inexatos, distorcidos ou errados;

Possibilidade de falsificação de bibliografias;

Não saber as circunstancias em que foram produzidos;

Em alguns casos a existência de muito material exige a seleção e ou amostragem dos mesmos


Cuidados no uso de documentos

Buscar conhecer a origem do documento e a condições que foram produzidos

Testar a validade e a fidedignidade das informações



3 - Entrevista

É uma conversação direta entre o pesquisador (entrevistador) e o entrevistado (depoente), no qual através de perguntas o entrevistador obtém verbalmente do entrevistado as informações que deseja. Pode ser feita diretamente (cara a cara) ou via telefone. De acordo com Gil a entrevista é uma -. [“...] técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formulam perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação” (1994, p. 113).


É um dialogo assimétrico, que envolve poder, pois o pesquisador pergunta e o entrevistado responde.


De acordo com Gil, a entrevista e considerada uma técnica por excelência da investigação social, tal como o tubo de ensaio para a química e o microscópio para a Microbiologia (1994, p.113).


Vantagens da entrevista   

- Pode ser aplicada às pessoas analfabetas, semi-analfabetas e alfabetizadas, pois não se exige que saibam ler ou escrever; 

- É flexível, pois o entrevistador fazer outras perguntas para esclarecer fatos que quer explorar mais;

- O entrevistador pode motivar a pessoa a ser entrevistada e pode tirar duvidas de perguntas não compreendidas;

- O numero de perguntas não respondidas é menor do que no questionário ou formulário; Possibilita captar as atitudes do entrevistado a cada pergunta — atitudes, condutas, expressão corporal ou facial, tonalidade de voz que são expressões não verbais, mas que são importantes para as analises de dados.


 Tipos de entrevista (de acordo com Lakatos e Marconi)

- padronizada ou estruturada

- despadronizada ou não-estruturada

                        - entrevista focalizada

                        - entrevista clinica

                        - entrevista não dirigida

- painel


Entrevista Padronizada ou Estruturada

É aquela que têm um roteiro (seqüência, ordem) de perguntas previamente estabelecida.

O motivo da padronização é submeter os entrevistados as mesmas perguntas.

O entrevistador não é livre para adaptar as perguntas à determinada situação ou depoente, de alterar a ordem das perguntas, e de fazer outras perguntas.


Entrevista Despadronizada ou não-estruturada

Não tem um roteiro prévio de perguntas, apenas uma relação de tópicos a serem abordados na entrevista.

O entrevistador tem liberdade para desenvolver a conversa (entrevista) para obter mais dados relacionados aos objetivos da pesquisa


Tipos de Entrevista Despadronizada ou não estruturada

                        - Entrevista Focalizada

                        - Entrevista Clinica

                        - Entrevista não dirigida


Painel

Consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.


 Desvantagens da Entrevista

- ocupa mais tempo em relação às outras técnicas;

- exige treinamento dos pesquisadores;

- custos com treinamento de pesquisadores e na aplicação da entrevista;

- possibilidade de o entrevistador influenciar, consciente ou inconscientemente, o entrevistado (depoente), devido ao seu aspecto físico, suas atitudes, idéias e opiniões;

- receio do entrevistado em responder as perguntas receando que sua identidade seja revelada;

- vergonha da pessoa entrevistada em responder certas perguntas na frente do entrevistador.


Observação - grande parte desses problemas pode ser superada através do planejamento da entrevista e preparo dos entrevistadores.


 Aspectos importantes na preparação e condução de uma entrevista

Preparativos anteriores a realização da entrevista

- realização de pré-teste da entrevista;

- preparação do roteiro da entrevista (adequação aos objetivos da pesquisa);

- treinamento dos pesquisadores.

- conhecimento do assunto da pesquisa;

- conhecimento da área de trabalho

- preparação previa do grupo/comunidade onde será realizada a pesquisa

- se possível marcação previa do dia e horário da entrevista;


Ações antes do inicio da entrevista

- explicar a finalidade da pesquisa, seus objetivos e relevância;

- ressaltar a importância da participação e colaboração do entrevistado;

- assegurar o caráter confidencial da entrevista

- no caso de necessidade do uso de gravador, filmadora ou maquina fotográfica, solicitar previamente a autorização do entrevistado;

- antes de ir para campo revisar os materiais e equipamentos.

- levar e preencher o caderno de campo.


Durante a entrevista

- criar um ambiente que estimule e faça o entrevistado ficar a vontade e falar espontaneamente e naturalmente;

- iniciar as perguntas após o entrevistado estar esclarecido e acomodado;

- fazer um pergunta por vez;

- fazer inicialmente as perguntas mais simples, menos complicadas e que não conduzem a recusa de serem respondidas;

- de possível fazer as perguntas por bloco de assunto (evitar idas e vindas).

- evitar discutir e polemizar com o entrevistado caso tenha opiniões diferentes;

- buscar criar e manter uma condição de cordialidade, simpatia e cooperação (rapport).

- evitar perguntas que deixem implícitas ou influenciem as respostas;


Registro das respostas

- cuidado com os problemas da memória (esquecimento, distorções de fatos);

- se possível fazer anotações durante a pesquisa e utilizar gravador ou filmadora;

- não deixar passar muito tempo para anotar a entrevista;

- preencher o caderno de campo.


Termino da entrevista

- encerrar a entrevista num clima de tranqüilidade; buscar deixar as portas abertas para um possível retorno;

- agradecer a cooperação do entrevistado, lembrar que geralmente ele não recebe nada pela sua colaboração;


- No caso de alguns tipos de pesquisa deve-se pegar uma autorização do entrevistado para uma possível divulgação da entrevista (no todo ou em parte). Essa autorização pode ser obtida no final da mesma ou após transcrição da entrevista gravada.



4 - Observação

É um tipo de técnica de coleta de dados onde se utiliza os sentidos (principalmente a audição e visão).


Tipos de Observação

 Segundo Lakatos e Marconi (2002, p.192 - 195).

- assistemática, sistemática;

- participante, não participante;

- individual, em equipe;

- na vida real, em laboratório.


- Segundo Gil (1994, p. 105 -109)

- simples

- participante

- sistemática


Vantagens da observação

- possibilita colher informações que normalmente não são obtidas por outras técnicas de coleta de dados;

- exige menos do pesquisador do que as outras técnicas;

- possibilita meios diretos de estudar uma ampla variedade de fenômenos;

- permite a coleta de dados de atitudes comportamentais típicas;


Desvantagens (limitações) da observação

- a ocorrência espontânea de fatos nem sempre pode ser prevista, o que impede muitas vezes o observador de presenciar o fato de seu interesse;

- os fatos podem ocorrer simultaneamente dificultando a coleta de dados;

- a duração dos acontecimentos e variável podendo ser muito longa ou rápida dificultando dessa forma a observação dos fenômenos;

- presença do observador pode inibir as pessoas que estão sendo observadas fazendo-as mudar as ações e comportamentos dos mesmos;


Uso de equipamentos e acessórios para a observação

Para apoiar a observação, apoiar os nossos órgãos do sentido e ter medidas dos fatos observados pode ser utilizada uma gama de materiais e equipamentos: Maquina fotográfica; gravador, fumadora, decibelimetro (ruído), fita métrica, relógio, cronômetro.


Importância do uso do caderno de campo - anotações, croquis, nomes de pessoas, anotações de informações e detalhes considerados importantes para a pesquisa, dados da entrevista.

Importante para a analise dos dados pesquisados.



5 - Medições Físico, químicas e biológicas.

Podem ser consideradas um tipo de observação, mas devido a sua importância para pesquisa da Ciências da Terra, área da Saúde etc., devem ter um tratamento diferenciado.


É o uso de maquinas e equipamentos para medições de características físico, químicas e biológicas de um determinado material, objeto, fenômeno.


Exemplos

Exames médicos e biológicos na área da saúde;

Levantamento de informações sobre o solo, plantas e animais na Agronomia, Veterinária etc.

Medições de voltagem elétrica, tamanho/qualidade de mensagens, fotos e velocidade de transmissão de dados na área da informática etc.



6 - Questionário

É uma técnica de investigação (coleta de dados) em que o material com o roteiro das perguntas é enviado para as pessoas. O questionário deve ser respondido por escrito não sendo necessária a presença do pesquisador.


Não é cara a cara


Vantagens do Ouestionário

- economiza tempo, e gastos com ida até aos informantes;

- atinge grande numero de pessoas simultaneamente;

- não há gastos com treinamento de pesquisadores para trabalho de campo;

- facilita as respostas, pois mantêm o anonimo dos informantes.

- o informante pode responder no local e horário que quiser.


Desvantagens (limitações do questionário

- pequena porcentagem de questionários devolvidos (em tomo de 25%)

 - grande numero de perguntas não respondidas;

- não pode ser aplicado às pessoas analfabetas ou semi-alfabetizadas;

- devolução tardia prejudica o calendário dos trabalhos;

- não tem a presença do pesquisador para responder as duvidas sobre alguma pergunta ou do motivo do questionário;

- desconhecimento da forma como o questionário foi respondido (ajuda ou resposta de outras pessoas) que não o informante selecionado;

- leitura previa das perguntas pode influenciar nas respostas


 Observações

- necessidade do pré-teste

- necessidade de o questionário ser acompanhado de carta explicando o motivo do mesmo e de preferência em papel timbrado da entidade onde a pesquisa é realizada.



7 - Formulário

É um conjunto de perguntas feitas pelo pesquisador pan o informante cujas respostas são anotadas pelo próprio pesquisador no roteiro das perguntas.


Diversos autores não diferenciam Formulário de Questionário, considerando tudo como sendo Questionário


Vantagens do Formulário

- pode ser aplicado para pessoas analfabetas e semi-alfabetizadas;

- pesquisador está presente para tirar dúvidas sobre algumas perguntas e motivar o informante a responder as perguntas;

- maior numero de retorno do que o questionário;

- menor numero de perguntas não respondidas;

- facilidade de manusear os dados, pois é o próprio pesquisador que anota as respostas.


Desvantagens (limitações) do formulário

- presença do pesquisador pode influenciar nas respostas, e constranger o informante;

- ausência do anonimato pode influenciar nas respostas

- menos liberdade nas respostas devido à presença do pesquisador;

- mais demorado, pois tem de ser aplicado a uma pessoa por vez;

- necessita treinamento de pesquisador;

- mais caro, pois exige deslocamentos para ser realizado.



História Oral

Fornece a versão daqueles que participaram ou testemunharam o assunto pesquisado


Opção pelo uso do Método de história oral

- depende do tipo de questões colocadas no objeto de pesquisa;

- existência de pessoas disponíveis para falarem sobre o assunto da pesquisa (vivos e disponíveis e em condições físicas e mentais para falarem do assunto);


A escolha das pessoas a serem entrevistadas

 - levando em consideração os objetivos da pesquisa é que escolhemos as pessoas a serem entrevistadas;

- o numero e o tipo de entrevistados não obedece aos critérios de amostragem, pois a pesquisa onde a historia oral pode ser utilizada é qualitativa;

- na escolha dos entrevistados baseamos em sua posição no grupo selecionado para ser fonte de dados e do significado de sua experiência;

- convém selecionar as pessoas a serem entrevistadas entre aqueles que participaram, viveram, presenciaram ou se interaram da ocorrência ou situações ligadas ao assunto que o pesquisador pretende investigar e que podem fornecer depoimentos significativos;


Para formular o projeto de pesquisa e para escolher os entrevistados, o pesquisador precisa conhecer o objeto da pesquisa e o papel dos grupos que participaram do evento a ser pesquisado e as pessoas mais representativas destes grupos


As formas de se obter um conhecimento prévio do objeto da pesquisa é através de fontes secundárias e em documentação primaria.  Quando estas são insuficientes recorre-se à entrevistas curtas, de cunho exploratório.


Numero de entrevistados na história oral

A escolha dos entrevistados segue critérios qualitativos e não quantitativos.  O numero de entrevistados é variável, existe casos em que basta um ser entrevistado para articular e contextualizar as outras fontes ( que podem ser documentos, bibliografia etc.)


O numero de entrevistados para a história oral deve ser suficiente para viabilizar um certo grau de generalização dos resultados do trabalho, que possa permitir uma analise dos dados.  Este numero é decidido pelo pesquisador que se baseia no pré-conhecimento que tem do objeto da pesquisa


Para determinar quando se deve parar de fazer entrevistas de história oral, utilizamos o conceito de saturação, de acordo este conceito há um momento nas entrevistas que se começa a repetir o conteúdo.  O pesquisador passa a ter a impressão de que nada de novo vai surgir nas entrevistas.   Neste ponto o pesquisador deve tentar diversificar ao Maximo os entrevistados ,evitando que ocorra uma saturação em função da homogeneidade dos entrevistados.


Tipos de história oral

Entrevista Temática

História de Vida


Entrevista temática

 são aquelas que versam especificadamente sobre a participação do entrevistado no tema escolhido como objeto da pesquisa.


História de Vida

A pessoa de quem se obtém os dados, que tanto pode se um participante como um observador do fenômeno social, relata sua própria história.

O investigador (pesquisador), através de uma serie de entrevistas, procura fazer a reconstituição global da vida desse individuo, tentando evidenciar aqueles aspectos em que está mais interessado.





ANALISE DE CONTEÚDO

É uma técnica de pesquisa para a descrição objetiva,sistemática e quantitativa do conteúdo  evidente [ou não] de uma comunicação. (MARCONI; LAKATOS, 1990, 114)


Essa técnica permite analisar o conteúdo de livros, revistas, jornais, discursos, películas cinematográficas,propaganda de radio e televisão, discursos, diários, textos etc.  115

            Também é utilizada para analisar o material obtido através de outras técnicas.

            Por exemplo: obtidos em entrevistas, historia de vida,pesquisa em documentos

            e pesquisa em bibliografias


Bibliografia (Fontes)

GIL, Antonio Carlos.  Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.


MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 2.ed.rev. ampli. São Paulo: Atlas, 1990.


MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

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